quinta-feira, 3 de maio de 2007

Árvores Felizes

A propósito deste magnifico exemplar de azinheira, (Quercus ilex) que eu conheço e visito desde há cerca de 15 anos, apeteceu-me dar a conhecer a sua estampa, antes que algum phodador, (sim, com ph), da respectiva autarquia por ali passe. Acrescentar só que aqui na região não lhe chamam azinheira mas sim carrasqueiro.

E porque, ao visitar um blog, encontrei um texto magnifico que traduz tudo o que me vai na alma, aqui o transcrevo na integra, com a devida vénia e homenagem à autora.

"As árvores devem ser autorizadas a tocar na terra com os seus ramos sempre que queiram.

É comum nas árvores felizes que certos ramos toquem no chão.

Embora este não me pareça um comportamento inapropriado para uma árvore, certos autodenominados jardineiros consideram que esta mania de tocar no chão é pura desobediência, uma árvore, segundo eles, tem um tronco alto para afastar os ramos e as folhas dos nossos caminhos e quando algum ramo ameaça aproximar-se de território proibido deve ser imediatamente cortado.
Eu gosto muito de ver as árvores felizes a tocarem no chão, é quase como se viessem cá a baixo agradecer todo o carinho que receberam. Sim, as árvores felizes, têm que receber cuidados carinhosos e nada faz uma árvore mais infeliz do que cortarem-lhe os seus ramos.

As árvores podem ser muito maiores que os homens.

As árvores sabem algumas coisas mas não são inteligentes, as mais ingénuas vivem com a fantasia de chegar ao céu. os homens, porque são inteligentes, não se devem sentir ameaçados ou condenar estes comportamentos megalómanos, devem educadamente afastar-se e contemplar estas árvores de longe porque só assim conseguem compreendê-las."

Texto retirado na integra do Blog http://www.cheirar.blogspot.com/

2 comentários:

Rosa disse...

ò Gastão, até fico envergonhada...
Mas vou-lhe confidenciar uma coisa, gosto mais de ver este texto com uma "nossa" azinheira do que com as árvores dos Kew garden.
Obrigada
rosa

ManuelaDLRamos disse...

Viva
Em que freguesia e concelho fica esta azinheira? É uma árvore belissima (e que bem acompanhada está com o texto da Rosa coloquei o link no Dias com árvores. Muito obrigada por nos dar noticia dela. (peço desculpa por responder so agora)