quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Governo e a minha agência de "rating"

Até pode ser que coisas positivas aconteçam no futuro, oxalá! e aí reverei, prometo a notação, mas, para já, na minha agência de "rating" este governo e os políticos em geral acabaram de ser penalizados com a atribuição da notação "Ba2". Porquê?

Os primeiros indicadores são no mínimo sombrios, vejamos só dois exemplos:

1- O PSD, CDS, (com o apoio do Bloco e da CDU), propuseram no final de Abril a suspensão de avaliação de desempenho de Professores. O Presidente, alegadamente porque teve dúvidas, mandou para o Tribunal Constitucional. Este, por maioria, decretou a inconstitucionalidade. Durante toda a campanha eleitoral, quando questionados, os dois partidos responderam sempre que se vencessem as eleições seriam coerentes e consequentes (suponho que não há segunda interpretação!).

Passaram e ganharam as eleições e o discurso mudou, ".. há coisas mais importantes a fazer diz o Sr. Ministro". Se por acaso trabalhasse nas Escolas verificaria que neste momento, nada é mais importante, pois anda toda a gente embrenhada em papéis a tratar da avaliação, sua e/ou dos outros.
Mas isso não é o mais grave, o mais grave vão ser as feridas que se vão abrir, entre alguns, em Setembro e que condicionarão o trabalho nas Escolas durante anos. Quem por cá estiver, verá! e o mais dificil é responder a ".... para quê?", não há progressões, não há concurso previsto .... e para o ano, prometem-nos!!!!!, vai ser tudo reformulado;

2- Só mais um argumento para justificar a revisão da notação para "Ba2". O PSD enquanto oposição, foi sempre totalmente contra o aumento de impostos, aliás aceitou excepcionalmente que o PS o fizesse com o seu apoio, mas o Dr. Passos Coelho sentiu-se na obrigação de vir pedir desculpas ao povo. Ganhou as eleições e a 1ª medida anunciada foi ................... onde está a imaginação ou originalidade?
Eu já tinha visto isto, mas no Eng.º Sócrates, ..... cruz, credo, vá de retro, longe de mim defender o regresso da ... figura!, ........e nem o argumento de , "a situação é mais grave do que esperavamos ..." colhe, pois essa é a previsível desculpa para quem quer faltar às promessas!

Tenho amigos que dizem, "Assim ninguém acredita!", e como eu os entendo!
Eu juro que não trabalho na Moody's e portanto nada tenho a ver com a apreciação que eles fazem do País e das medidas políticas, mas se calhar até os entendo.

Se querem ser respeitados, respeitem-se!

Eu, por mim fazia como os Islandeses e reformava compulsivamente toda esta classe política, porque assim não representam o povo que lhes deu o voto. Não demora muito que mais de 50% do povo deixará de votar e então, a Assembleia da República representará uma minoria, as suas clientelas!

Há quem tenha discursos coerentes e a quem pelos vistos enquanto deu jeito, o Dr. Passos Coelho deu ouvidos e pediu ajuda, mas agora já é ignorável. Pelos vistos o Poder é tramado revela sempre o verdadeiro carácter das pessoas. Merece a pena ver:



Nota: Este texto foi enviado para imensa gente instruída (se o recebeu sorria, acaba de subir na notação de "rating") e para os grupos parlamentares dos partidos que em Abril votaram a suspensão da avaliação de desempenho docente. Só não o enviei ao Dr. Passos Coelho, porque não tenho esse contacto, caso contrário juro que o mandava.

Sem comentários: