sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ISTO É QUE É “PHODER”



Habitualmente, só quem tem o poder o pode exercer, embora infelizmente, a prática mostre que nem sempre o exerça bem.
Muitas vezes utiliza-se o poder para lixar o “parceiro” e não se assumindo o facto tentam iludir e/ou enganar o pacóvio e como infelizmente digo eu, o nosso povo ainda tem muito pacóvio, prospera o Chico Esperto que temporariamente, (quero crer!) se vai mantendo no poder.

Vem isto a propósito do que se passa na minha profissão e tem indignado muitos,que conseguem ver para além das notícias dos telejornais.
Este Governo, do Eng.º Sócrates, descobriu como enganar o parolo e lixar os Professores e entre outras medidas, propagandeou que os melhores e mais qualificados Professores iriam ser Professores Titulares e contra a opinião dos próprios, a "nação" socretina rejubilou.
Chegados a este tempo percebemos que aos pretensos melhores e mais qualificados professores titulares, lhes foi retirada, neste ano lectivo, a totalidade ou grande parte da componente lectiva (aulas para quem não perceber) ficando com outras tarefas nomeadamente e principalmente, avaliar os outros professores (na opinião do Governo, os menos qualificados).
A situação é tanto mais grave, (entenda-se redução da componente lectiva) quanto maior for a Escola. Aliás, o fenómeno só raia o absurdo da isenção da componente lectiva, nas Escolas grandes.
E assim, pensamos ser lícito perguntar:
Mas, a função mais nobre do Professor não é ensinar?
Se é, como se pode perceber que os alunos sejam entregues aos “professores menos qualificados?
E a Confederação de Pais, as multiplas Associações de Pais e os Encarregados de Educação pactuaram quando não apoiaram a medida?
È como se fossemos ao Parlamento e retirássemos os melhores políticos e os puséssemos a desempenhar o cargo de comentadores políticos ou gestores das grandes empresas públicas (onde é que eu já vi isto?), e entregássemos a função política e governativa aos menos dotados e/ou qualificados (onde é que eu já vi isto?).
Ou então escolhessemos os melhores polícias de investigação criminal e os colocássemos a fazer trabalho de secretaria e entregássemos os casos de investigação criminal aos polícias menos competentes, fazendo assim com que a justiça nunca se fizesse, por prescrição ou erros processuais (onde é que eu já vi isto?).

Mas, dirão alguns, pelo menos assim os mais competentes irão avaliar e castigar/punir ou mesmo expulsar da carreira os menos competentes.
Pois!!!, mas então, se afinal tudo se resume a isso, não enganem o parolo, tenham coragem e digam-nos que o que afinal interessa não são os alunos, mas sim e só, o exercício do acto de "phoder".

A mim, francamente parece-me que está tudo louco, ou então sou eu que estou ....já... “gafanhoto”

Sem comentários: