terça-feira, 17 de junho de 2008

Felicidade!!

No último dia de Maio, fui ao casamento do Marco e da Cláudia. SORTE, muita sorte, saúde, felicidades e coragem para estes amigos que ainda acreditam e nos fazem acreditar no amor.
Eu, como consta num dos post's do blog, defendo que a infelicidade é o maior mal do mundo, também, porque hoje se confunde felicidade com sucesso, essencialmente financeiro.

Para mim ser feliz é saber saborear e valorizar as coisas simples da vida, pois só isso é que nos pode possibilitar um sentimento de felicidade sustentado. Caso contrário, andaremos sempre à procura desse momento que acontece a alguns, muito poucos, uma vez na vida. É esse generalizado e publicitado conceito de felicidade que faz com que sejamos quase sempre profundamente infelizes.

Aqui fica o meu agradecimento a este casal de amigos que me fez pensar na vida e na minha vida.

E como o prometido é devido, caro amigo Marco aqui fica o cumprimento da promessa.

Nota: A Cláudia foi uma aluna, daquelas a quem nós Professores não bastamos (em ensinamentos), tal a ânsia de aprender. Que saudades desses alunos!
Desculpa as minhas limitações cara amiga!
Já fui ver o deserto de Akakos e recomendo-o, basta fazerem uma pesquisa na net e vão ver imagens fabulosas. Obrigado!

Dia da Raça! mas que raça?

No dia 10 de Junho, o nosso maior magistrado, o Ex.mo Sr. Presidente da República, condecorou o ex-líder do PSD, Dr. Luís Marques Mendes.
Mas porquê?
Será porque o Sr. em causa, logo que deixou o lugar de líder, tratou desenvergonhadamente, digo eu, de pedir a reforma?
Já não bastou, nós, por via dos nossos impostos, termos pago o ordenado deste senhor durante décadas, agora temos que lhe pagar, durante outras tantas décadas, a reforma?
Eu sei que, legalmente o homem, por ser político, tem esse direito, pois...., mas está mal!, ainda por cima quando se pede sucessivos sacrifícios, ……… aos outros, …. como é típico dos nossos políticos ( Sr. Presidente da República incluído).
Mas o meu problema, neste 10 de Junho é, porque é que o cidadão foi condecorado?
Será que foi por ter sido líder do PSD?
Se foi, então, no próximo 10 de Junho, vão ser condecorados os Dr.s Santana Lopes e o Filipe Menezes. E, seguramente daqui a 2 anos será a Dr.ª Manuela Ferreira Leite, pois o destino está traçado, para felicidade do Sócrates.
Ou será que foi por ser amigo pessoal?, então o Santana e o lipinho já não vão ser!
O nosso poder tresanda a podre de tal maneira que até já os alimoches espanhóis, sobrevoam os nossos céus à procura dos despojos carnais.
Em Portugal não há alimoches, mas sim Abutres do Egipto ou há boa maneira transmontana britangos.
Pena os alimoches não trazerem também os espanhóis, para ficarem com os despojos deste povo desgovernado e desenvergonhado!
A foto foi obtida no Douro Internacional, numa “expedição” a convite dos (Dr's à parte) António Monteiro e Jorge Amaral, do PNDI. Obrigado amigos!
Aqui ficam três fotos desse dia bem passado!
Estão escurinhas de propósito, pois nos tempos que correm, a penunbra é que está a dar. E depois, adequadamente, dá-lhes um ar mais sinistro. Se quiser ver melhor as fotos basta, utilizando o rato, clicar em cima delas.

Abutre do egipto, britango ou alimoche em Espanhol a sobrevoar o Douro Internacional




Abutre da espécie Grifo (Gyps fulvus)

PGR vai ao Parlamento falar de Violência nas Escolas

PGR vai ao Parlamento falar de Violência nas Escolas

Até que enfim!

Eu que sou Professor e Pai, ando preocupadíssimo, por isso, não podia estar mais de acordo com o PGR quando diz que o combate da pequena criminalidade previne a grande criminalidade. Felizmente, ou infelizmente, há muito tempo que digo e escrevi precisamente isso. Os grandes criminosos, já foram pequenos criminosos e se nessa altura tivessem sido dissuadidos provavelmente teriam desistido ou pelo menos mais dificilmente chegariam lá.

O panorama actual nas escolas é, acreditem assustador. Só quem quer assobiar para o lado é que não vê.
Alguns Pais acham que esse não é um problema dos filhos deles. Estão bem enganados, pois nós somos sempre o produto de onde fomos criados. E quando somos criados num ambiente de desrespeito, de laisser faire, laisser passer, só com muita sorte não somos contaminados. Para além disso, há miúdos que isoladamente são muito assertivos, mas em grupo, por várias razões, assumem outra personalidade.

Acordem enquanto é tempo!
A Escola tem que incutir ou não, normas e regras para a vida futura?
A Escola deve ou não, premiar ou reprimir, consoante os comportamentos são, respectivamente adequados ou indesejados?
A Escola deve premiar ou não, o trabalho, o esforço, a boa educação, o civismo, a inteligência?
Decisivamente, não é isso que está a acontecer!

Se não fizermos nada é certo que a Escola se transformará, mais tarde ou mais cedo, numa Escola de comportamentos disruptivos para não utilizar um termo mais violento.

E, infelizmente, o caminho apontado pela tutela, de facilitismo e de estigmatização do Professor, que induz no aluno a sensação de impunidade, de ineficácia do sistema e de incentivo ao desrespeito de tudo e todos.

Este é um problema dos Pais, da Comunidade e só não me parece ser da classe política, porque é minha fortissima convicção que este "status quo" interessa aos poderosos que assim vêm os filhos dos pobres nas escolas públicas, ao sabor da desgovernação, enquanto os seus rebentos frequentam boas Escolas privadas, num esquema muito bem montado, de perpetuação de lugares de chefia e /ou governação.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Voltei à Fotografia das minhas orquídeas

Até porque os politicos não merecem o meu tempo!, não me ligam!

Então vou tratá-los como merecem .. isto é, vou esquecê-los!

Assim vou voltar às coisas importantes, às mais importantes, as plantas e dentro dessas, às minhas orquídeas selvagens da Beira Interior Norte. Eis as últimas....
Orchis champagneuxii
Epipactis spp (será helleborine?) com labelos gémeos
Outra Epitactis spp.