segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Universidade de Coimbra

É com muito orgulho que vejo a minha (salvo seja!, onde eu estudei!) Universidade considerada a melhor em Portugal. Contudo, se olharmos ao nível Europeu ocupa o lugar 166 e mundialmente o n.º 366. É fraco!, pois, até pode ser, mas as outras estão, neste ranking, bem piores.

(A lapa escura é um geomonumento, que terá servido para a população de Valverde nela, ou melhor, na gruta que ela alberga, se refugiar aquando das invasões francesas. Vê-se facilmente a formação de blocos pelas diaclases - fendas verticais - e pela descompressão - fendas horizontais .)

Universidade de Coimbra considerada a melhor de Portugal pelo jornal "The Times"
12.10.2009 - 14h16 Lusa
A Universidade de Coimbra (UC) foi considerada, pelo quarto ano consecutivo, a melhor instituição de ensino superior portuguesa no "ranking" do jornal britânico "The Times".

Segundo uma nota divulgada hoje pela UC, a instituição subiu no "ranking" relativo a 2009 e, à semelhança do que se verificou no ano passado, “continua a ser a única portuguesa entre as 400 melhores universidades mundiais”.

“Apesar da queda das instituições portuguesas neste "ranking" nos últimos três anos, que aconteceu em paralelo com o desinvestimento do Estado no sistema de ensino superior, a Universidade de Coimbra consegue, em 2009, contrariar esta tendência: sobe do 387.º para o 366.º lugar, a nível mundial, e do 169.º para o 166.º, a nível europeu”, salienta o comunicado.

O ranking publicado pelo suplemento sobre ensino superior do jornal britânico, que elege a Universidade de Harvard (EUA) como a melhor do mundo, considera ainda a UC como a terceira melhor universidade do espaço lusófono (a seguir às universidades de São Paulo e de Campinas, ambas no Brasil) e a sexta melhor da Península Ibérica.

De acordo com a mesma nota, a UC “é ainda a única universidade portuguesa referenciada em três dos rankings por área científica também estabelecidos pelo The Times Higher Education-QS World University Rankings: Tecnologia, no 230.º lugar (243.º em 2008), Ciências Sociais, no 231.º (284.º em 2008) e Ciências Naturais, no 239.º (281.º em 2008)”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Gastão,
Encontrei, por acaso, o teu blog e não resisti em escrever. A ideia não é comentar os teus textos, aliás não os li com detalhe. A ideia é mesmo dizer-te que, apesar de já terem passado quase 30 anos, ainda recordo as viagens de camioneta que nos levavam a Foz-Côa, onde estudámos. Belos tempos!
Lembro-me nitidamente das aulas, dos colegas e de alguns professores.
Recordo-me das aulas de Filosofia em que tu, ao teu estilo, concontrariavas a professora que, já agastada com as tuas intervenções,encolhia os ombros sem argumentos.
Dessa época ainda guardo algumas fotografias.
Pois é, Gastão, o tempo passou depressa...
Aproveito para deixar votos de Boas Festas.

Ana Fonseca (dos Pereiros, na época a residir na Horta do Douro)

Arménio Correia disse...

Gastão,

Na Senhora da Lapa existem lapas, uma gruta e uma passagem muito estreita que nos permite avaliar se estamos com mais ou menos barriga. A lenda diz que quem passar na quelha da Senhora da Lapa não tem pecados!
O interior e as terras de Riba-Côa são uma das minhas referências e, sempre que posso, dou uma escapadela até Cidadelhe.
Aproveito para divulgar um blog que baptizei como aGreste » www.armeniocorreia.blogspot.com » onde pretendo registar imagens, dizeres e momentos que vou captando de terras e locais que me dizem alguma coisa, como sejam, as terras do Côa e as terras do Demo.

O Santuário e o Colégio da Lapa foram construídos pelos Jesuítas quando estavam à frente da Universidade de Coimbra. Sobre a nascente do rio Vouga existia uma lancha com as iniciais da Universidade de Coimbra.

Um abraço e até para a semana,
Arménio Correia